Posição dos bebês pode causar problemas na formação do crânio - Jornal Gazeta de Pinheiros.

Posição dos bebês pode causar problemas na formação do crânio

Publicado em 28/01/2013

O hábito de deixar os bebês sempre na mesma posição pode causar problemas de assimetrias cranianas

Você sabia que é errado deixar o bebê sempre na mesma posição e isso acaba causando achatamento na cabecinha, conhecida como Plagiocefalia Posicional?

Infelizmente pouquíssimas pessoas sabem que é errado deixar os bebês sempre na mesma posição e que o hábito causa problemas de assimetrias cranianas.

A Plagiocefalia Posicional é formada pelo posicionamento intrauterino, quando o bebê está mal posicionado ainda na barriga da mãe, e após o nascimento, é causado pelo vício de posição, ou seja, quando a mãe tem o hábito de deixar o bebê sempre na mesma posição. O Dr. Gerd Schreen, único especialista em assimetrias cranianas no país, alerta as mães para essa questão importantíssima de que é errado deixar o bebê na mesma posição, principalmente na hora da amamentação, dormir e com o uso obrigatório da cadeirinha de veículos.

O especialista diz que isso é muito comum em hábitos normais das mães, como na hora de colocá-los para dormir, amamentá-los e até mesmo com a obrigatoriedade do uso das cadeirinhas de veículos.

Cranial-Photo-Contest_HLO_3747_4c.jpg

Mudança de hábito

Para um bebê que possui a Plagiocefalia Posicional, uma simples mudança de hábito já permite a reversão do problema. Se ao notar que a cabecinha do bebê está com uma leve deformidade para um dos lados, a mudança de posição contrária à deformidade já consegue reverter o problema. Nos casos mais graves é necessária o uso de órteses similares a um capacete. Em ambos os casos o período máximo para reversão do problema é de 1 ano e 6 meses. Após esse período não há mais como o problema ser revertido. Imagine uma mãe notar que a cabeça do seu bebê é nitidamente torta, procurar pediatras e eles informarem que é normal, mas ao ver o tempo passar a mãe notar que o caso está se agravando. Infelizmente o diagnóstico é pouco divulgado no país, mas já há o número de que 350 mil bebês possuem problemas de assimetrias cranianas.

alinhamento das orelhas.jpg

Os sintomas da Plagiocefalia Posicional não tratada são: desalinhamento visual, achatamento nítido na cabeça, problemas com o fechamento na mandíbula e mais tarde bullying com brincadeiras geradas pelo tamanho da cabeça. Felizmente não causa nenhuma deficiência.


Destaques
Arquivo
Procure pela tag
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • YouTube clássico
  • Ícone do App Instagram
  • Google + reflexão