Dr. Gerd Schreen - Assimetrias Cranianas - Plagiocefalia - reposicionamento, capacete, braquicefalia, escafocefalia, tratamento, escaneamento
MÉDICO RESPONSÁVEL
DR. GERD SCHREEN
CRM-SP 87.116
Faça um primeiro exame em casa
Em alguns passos, você pode identificar se o seu bebê apresenta uma assimetria craniana além da normalidade. Siga as orientações abaixo e verifique se ele tem as características descritas. Lembramos que esses passos são apenas para auxiliar em uma possível identificação de deformidade. Esse pequeno tutorial não substitui o diagnóstico de um médico, nem tampouco significa que seu bebê terá que usar um capacetinho. Incentivamos, porém, que o diagnóstico seja feito precocemente para que as medidas corretivas sejam as mais eficientes possíveis. É o médico especialista quem vai determinar o diagnóstico correto, diferenciar de outros diagnósticos e indicar a melhor conduta. O escaneamento tridimensional a laser é uma excelente ferramenta para tornar essa avaliação muito mais objetiva, mensurando o grau e tipo de assimetria com precisão máxima.
Antes de começar:
Para examinar seu bebê, molhe o cabelinho dele para enxergar melhor o real formato do crânio. Posicione-o inicialmente sentado no seu colo voltado para frente, olhando-o de cima para baixo. Para verificar o alinhamento de face, coloque-o deitado no trocador e olhe-o dos pés para cima. São 5 passos simples que você pode fazer em casa.
![]() 1º Passo | ![]() 2º Passo | ![]() 3º Passo |
---|---|---|
![]() 4º Passo | ![]() 5º Passo |
Se você identificou alguma dessas características em seu bebê que parece ultrapassar a assimetria habitual, é muito importante que você traga seu bebê para uma avaliação com o médico especialista.
Dependendo do grau de assimetria e da idade do bebê, simples manobras de reposicionamento podem ser suficientes para corrigir o problema, contanto que sejam implementadas de forma eficiente e a tempo. Em outros casos é preciso usar o capacetinho para corrigir a assimetria ao longo de alguns meses (tipicamente o tratamento dura de 3 a 4 meses) para que isso não continue a ser um problema no futuro.
Para agendar uma consulta conosco, clique aqui ou ligue para nós no 11 5041 6826 em horário comercial.